quarta-feira, 25 de abril de 2012

O QUE É QUE HÁ VELHINHO?

Aline Magalhães e Cintia Carlos (19/04/2012)



Provavelmente vocês conhecem o famoso jargão “O que é que há velhinho?” utilizado pelo personagem de desenho animado Pernalonga. Lembramos disso e paramos para refletir o sentido em que era empregado. Percebemos que, quando estava provocando outro personagem, o Pernalonga utilizava a frase como o objetivo de causar alguma reação. É com este mesmo objetivo que começamos este artigo.

Recentemente, se ouvia que não existia mais espaço no mercado para profissionais com idade superior a 45 anos, e que a geração Y dominaria o mercado. Pois bem, esta geração chegou e está amadurecendo, mas a demanda atual em nosso mercado está bem maior do que a oferta. E nossos jovens precisam da experiência e dos cabelos brancos de profissionais seniores, para ajudá-los a conduzir certas situações. Em algumas áreas ainda existe resistência na contratação de profissionais com idade superior a 45 anos, porém este cenário já começou a mudar, afinal, o profissional júnior de hoje será o sênior de amanhã. Esta tendência iniciou-se no segmento de Petróleo e Gás e, agora, vem como uma enxurrada em mercados como Construção Civil e Automotivo.

Ponto importante a ser ressaltado é a revolução demográfica. Em breve teremos maior população idosa do que população jovem e o mercado já começou a se adequar a essa realidade. Segundo estudos de Hoover e Siegel (1), o mundo terá um aumento de 50% da população acima de 65 anos até 2025, comparadas com as populações da mesma faixa etária em 2000.

Olhar para o mercado de seniores é um modelo de atuação já bastante comum em países maduros como, por exemplo, o Japão, que atualmente tem 30% da população de idosos, sendo o país mais velho do mundo. Em números absolutos, eram 2,6 milhões de idosos brasileiros em 1950, 19,6 milhões em 2010 e serão 64 milhões em 2050, segundo o Relatório do Banco Mundial (Bird) divulgado em 6/4/2011.

A Asap tem conduzido alguns projetos em que notamos que o fator idade não é visto como impeditivo para contratação de profissionais e sim, existe um bom olhar de nossos clientes em relação à maturidade, senioridade e anos rodados para equilibrar suas equipes com jovens talentos. E por muitas vezes, estes profissionais de cabelos brancos são os preferidos pelas empresas!

Nos projetos em que avaliamos estes perfis, o que mais nos chamou a atenção foi a motivação de nossos candidatos. Em muitos casos, eles já estão confortáveis financeiramente, até mesmo com negócios em paralelo (seja uma fazenda produtoras, imóveis alugados, entre outros) e a motivação e brilho nos olhos de atuar em mercados dinâmicos foram diferenciais para apresentá-los aos clientes. Para muitos, o ritmo intenso não é o problema e sim a solução, pois normalmente eles querem uma vida que continue com muitos desafios profissionais, e muito mais longa do que era esperado alguns anos atrás.

Hoje, os profissionais que se atualizam e buscam conhecimentos para implementar inovações nunca ficam obsoletos para o mercado, independentemente da idade. Por isso, a dica é não se acomodar. Atualize-se constantemente porque o mercado precisa de você.


(1). HOOVER, S.L. & SIEGEL, J.A. International demographic trends and perspectives on aging. J.Cross-Cult. Geront., 1:5-30, 1986.

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